Prêmios Mulheres Brasileiras em Química

Award at a Glance

TypeAward
Recipient Chemistry Professional, International
Category Diversity
AmountUp to $2,000
DeadlineMarch 31, 2024
Nominate

Propósito

O "Prêmio Mulheres Brasileiras na Química", uma iniciativa da American Chemical Society e da Sociedade Brasileira de Química, tem como objetivo promover a igualdade de gênero, com foco na comunidade química brasileira, e reconhecer o impacto da diversidade na pesquisa científica em química. Assim, o prêmio busca reconhecer mulheres cientistas com contribuições relevantes e pesquisas de destaque no campo da química e ciências afins.

Descrição

O prêmio é concedido em três categorias: "Líder Emergente em Química e Ciências Correlatas", "Liderança na Indústria" e "Liderança na Academia". O prêmio é patrocinado pela CAS e ACS Publications, duas divisões da ACS, e as inscrições são analisadas em conjunto pela SBQ e pela ACS.

O prêmio oferecerá a cada vencedora:

  • Um prêmio em dinheiro no valor de US$ 2.000;
  • Um ID de acesso ao SciFinder válido por um ano;
  • Filiação à ACS e SBQ pelo período de um ano;
  • Um certificado do prêmio em inglês;
  • Uma placa de homenagem em português;
  • Cobertura na C&EN e no Boletim SBQ, bem como nas redes sociais oficiais da SBQ e do Núcleo Mulheres SBQ.
  • Inscrição gratuita para um curso oferecido pelo ACS Institute.

Eligibilidade

Qualquer pessoa que se identifique como mulher é bem-vinda para se candidatar aos prêmios, que serão dados em três categorias:

Líder Emergente em Química e Ciências Correlatas: Este prêmio reconhecerá as realizações de uma jovem cientista ou empreendedora notável na Química ou em áreas relacionadas. Esta líder emergente excepcional deverá ter até 40 anos de idade, ou não ter concluído seu doutorado há mais de 10 anos, completados em 2023. Em caso de maternidade, para uma licença-maternidade acrescentam-se dois anos ao limite de idade ou ao período após a conclusão do doutoramento. Para duas ou mais licenças-maternidade, acrescentam-se três anos. As indicações serão avaliadas de acordo com três aspectos principais: (a) campo do ensino, com base nas atividades da candidata relacionadas ao ensino e orientação de discentes de graduação e pós-graduação; (b) campo da pesquisa, com base na contribuição da candidata para o avanço da ciência e da sua área de pesquisa, avaliada por meio de seus artigos científicos publicados de forma independente (como autora correspondente), patentes, apresentações em congressos e palestras, e (c) atividades de extensão e projetos sociais, alinhados à comunicação pública da ciência e às ações de promoção da equidade de gênero na ciência.

Requisitos mínimos para esta categoria:

  • Cinco artigos publicados (como autora correspondente) em periódicos científicos indexados no JCR;
  • Quatro teses de doutorado e/ou dissertações de mestrado defendidas como orientadora principal;
  • Quatro palestras plenárias apresentadas fora da instituição de origem;
  • Um projeto (como coordenadora) aprovado por uma agência de fomento.

Liderança na Indústria: Este prêmio reconhecerá uma mulher que trabalhe nas indústrias química, farmacêutica ou de biotecnologia, cujas pesquisas e inovações criativas tenham gerado descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e o benefício da sociedade. As indicações serão avaliadas de acordo com quatro aspectos principais: (a) campo da inovação, com base em patentes depositadas e produtos ou processos desenvolvidos; (b) campo da liderança, baseado na coordenação de equipes, projetos ou grupos de trabalho, na transferência de conhecimento para suas equipes e grupos de trabalho ou na criação de start-ups; c) reconhecimento profissional, com base em prêmios, destaques e promoções dentro e fora da sua empresa; (d) campo da interação externa, baseado no desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com universidades, instituições de pesquisa e empresas parceiras.

Requisitos mínimos para esta categoria:

  • Um artigo publicado (como autora principal) em periódicos científicos indexados no JCR;
  • Duas patentes submetidas a órgãos nacionais ou internacionais de propriedade intelectual;
  • Desenvolvimento de soluções inovadoras (novos produtos, serviços, processos etc.) que são/foram comercialmente viáveis – é necessária documentação comprobatória.

Liderança na Academia: Este prêmio reconhecerá uma mulher com uma carreira consolidada na academia e cuja contribuição para a pesquisa científica na Química tenha um impacto global e social. As indicações serão avaliadas de acordo com três aspectos principais: (a) campo do ensino, com base nas atividades da candidata relacionadas ao ensino e orientação de alunos de graduação e pós-graduação; (b) campo da pesquisa, com base na contribuição da candidata para o avanço da ciência e da sua área de pesquisa, avaliada por meio de seus artigos científicos publicados de forma independente (como autora correspondente), patentes, apresentações em congressos e palestras, e (c) atividades de extensão e projetos sociais, alinhados à comunicação pública da ciência e às ações de promoção da equidade de gênero na ciência.

Requisitos mínimos para esta categoria:

  • 25 artigos publicados (como autora correspondente) em periódicos científicos indexados no JCR;
  • 20 teses de doutorado e/ou dissertações de mestrado defendidas como orientadora principal;
  • 10 palestras plenárias apresentadas fora de sua instituição de origem;
  • Cinco projetos (como coordenadora) aprovados por agências de fomento.

Como se inscrever

Para indicações e autoindicações: Clique aqui para criar uma conta e realizar sua inscrição

Processo de Julgamento

Um painel de jurados analisará todas as indicações recebidas. Este painel será composto por representantes da SBQ (e seu Núcleo Mulheres) e representantes globais da ACS, em igual número. O processo de revisão será baseado em critérios de avaliação ponderados e específicos para cada categoria do prêmio.

Cerimônia de premiação

As vencedoras serão premiadas no dia 25 de maio de 2024, durante o Simpósio do Núcleo Mulheres SBQ, que acontecerá na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, de 22 a 25 de maio de 2024, na cidade de Águas de Lindóia – SP, Brasil. Como parte da programação do simpósio, as vencedoras apresentarão suas contribuições para as ciências químicas no Brasil.

História

O Prêmio Mulheres Brasileiras na Química é promovido anualmente desde 2018 pela American Chemical Society (ACS) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) com o objetivo de promover a igualdade de gênero na Química e em áreas afins.

Clique e confira a lista das premiadas em edições anteriores.

Contacts

Regiane Bracchi (r_bracchi@acs.org)
Gerente para a América Latina, ACS Publications

Profa. Dra. Claudia Rezende (crezende@iq.ufrj.br)
Membro do Conselho Consultivo da SBQ e Coordenadora do Núcleo Mulheres SBQ


Sponsors

Brazilian Society of Chemistry

Related Opportunities

  • Women Chemists Committee/Eli Lilly Travel Award Providing funding for undergraduate, graduate, and postdoctoral female chemists to travel to meetings to present the results of their research.

  • Pfizer Emergent Leader Award To recognize up to eight outstanding individuals in the second year and above of their graduate studies or undertaking post-doctoral research. The applicants must perform research in the areas of organic chemistry, synthetic methodology, total synthesis, medicinal chemistry, computational chemistry and chemical biology.

  • Women Chemists Committee Rising Star Award Recognizing up to 10 individuals approaching mid-level careers who have demonstrated outstanding promise for contributions to their respective fields.

  • Merck Research Award Recognizing eight female-identifying individuals who will present their research at an awards symposium held during the ACS Fall Meeting.